Chapada dos Veadeiros: Cachoeira dos Cristais

Última, mas não menos importante, a Cachoeira dos Cristais fica dentro da Reserva Ecológica dos Cristais, que conta ainda com uma série de poços e pequenas quedas d’água, até chegar à queda maior, chamada de Véu da Noiva. Por conta da sua proximidade com a Loquinhas, deixamos para visitá-la ainda na parte da manhã do nosso último dia na Chapada dos Veadeiros.

» Confira o roteiro completo

Como pra descer todos os santos ajudam, fomos ao que interessava, 800 metros abaixo, até o tal do Véu, por uma trilha tranquila, pouco acidentada e íngreme. O poço estava raso, o volume de água também não era dos mais intensos, fazendo com que a nossa despedida fosse um banho daqueles leves – ainda que todos os músculos do meu corpo estivessem contraídos por conta da água mais gelada que eu encontrei em Veadeiros.

Devo dizer que foi um ótimo jeito de dizer “até a próxima” à Chapada dos Veadeiros, mesmo que esta visita tenha rendido um hematoma de recordação. Lembre-se, meninos e meninas: cuidado para não escorregar nas pedras! Haha! Na volta, conhecemos os outros poços até chegar ao primeiro deles, chamado de Poço da Vovó. Esse fica a 200 metros da entrada, onde tem lanchonete, banheiros e até um parquinho pras crianças.

A falta de tempo nos fez abrir mão ainda da trilha de quase dois quilômetros para a Cachoeira da Água Fria. Era hora de voltar, lavar aquele carro imundo, fazer check out no hostel e pegar a estrada de volta pra Brasília. Mas não tem mal… fica para uma próxima vez.

 


Cachoeira dos Cristais

(Informações do Guia de Atrativos da Chapada dos Veadeiros)
Sentido Cavalcante, 5 Km de asfalto e 3 Km de estrada de terra. Trilha de fácil acesso com 400 metros de caminhada. Estrutura com lanchonete.
Preço: R$10 (em agosto de 2015)