Roteiro: 5 dias nos Lençóis Maranhenses

Os Lençóis Maranhenses formam o destino dos sonhos de muito viajante e não é pra menos. Seja pra mergulhar nas águas clarinhas, no meio daquele desertão, ou pra dar uma de Tieta com os cabelos ao vento em fotos maravilhosas pra postar nas redes, você tem todos os motivos pra querer ver de perto mais esse pedacinho de paraíso no nordeste do Brasil.

Circuito Lagoa Azul

Responsável pela maior parte do turismo no Maranhão, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses exige que seus visitantes estejam sempre acompanhados por guias credenciados. E nem se você quisesse ir sozinho, meu amigo! É praticamente impossível se achar no meio das dunas – e, eu com meu péssimo senso de direção, continuo me perguntando como os guias conseguem se localizar no meio de tanta areia, que muda constantemente por causa dos ventos.

Os caminhos até as lagoas também não são curtos: depois de atravessar o rio e percorrer uns quilômetros de estrada de areia em um carro com tração 4×4 (e uma condução cheia de manha), é preciso caminhar duna acima e abaixo até chegar àqueles verdadeiros oásis! E o resultado compensa a dor nas pernas.

Ah, Lou, mas precisa ser atleta!? Claro que não! Os guias costumam caminhar no ritmo do grupo que está acompanhando e ainda buscam os caminhos mais fáceis, na medida do possível.

Estive nos Lençóis Maranhenses em agosto de 2016, acompanhada do Livio e de três dos nossos melhores amigos.  Como de costume, rolou muita leitura antes de escolher o roteiro, o que ajudou para perceber que:

– assim como visitar a Chapada dos Veadeiros e a maioria dos paraísos naturais, visitar os Lençóis não é lá muito barato;
(mas eu fiz uma listinha de como economizar por lá no blog do Hostelworld Brasil)
– pra aproveitar com força o que o Parque tem a oferecer, desconsidere fazer bate-volta de São Luis;
– atenção ao escolher a agência de turismo com quem vai fazer os passeios, já o serviço dela será definitivo na sua viagem. Sempre tem aquela empresa falcatrua e é importante ficar ligado se a que você escolheu tem as devidas licenças.

Isto posto, o roteiro de 5 dias nos Lençóis Maranhenses ficou assim:

Dia 1: Rio Preguiças + Lagoa Bonita

Dia 2: Santo Amaro

Dia 3: Vassouras, Mandacaru e Caburé

Dia 4: Atins

Dia 5: Lagoa Azul + Sobrevoo de monomotor

Esses dias não consideram o deslocamento do Rio a São Luis (e vice-versa). Nesse post eu explico como preparei essa viagem.