Onde (e o que) comer no Porto

Cada região de Portugal tem uma iguaria pra chamar de sua e no Porto não é diferente. A estrela da casa portuense se chama Francesinha! Eu sei que parece deboche esse nome, mas em toda esquina você vai ver propostas francesinhas que juram ser as melhores da cidade. Mas no Porto também se encontra pasteis de nata, sandes de leitão e algumas delícias que eu vou descobrindo e provando aos poucos. Deixo aqui uma listinha dos meus favoritos na cidade.

Francesinha

O que é?
Pão de forma com vários tipos de embutidos e um bife de vaca bem fininho dentro. Por cima vai queijo derretido e um molho ligeiramente picante. O ovo frito bancando a cereja do bolo é opcional. Tudo isso, acompanhado de batata-frita. Reza a lenda que o prato surgiu no contexto da Guerra Peninsular, em que as tropas de Napoleão juntavam tudo o que tinham em um sanduíche.

Onde comer?
A do Café Santiago é super famosa, mas a Cervejaria Brasão e o Cantarinha também servem francesinhas espetaculares. Outro lugar famoso é O Afonso, onde também já provamos e aprovamos.

*Se for ao Brasão, aproveita pra pedir de entrada o rissol de carne, com trufas e cogumelos. Sério!

Quanto custa?
Entre 7 e 10 euros.

Sandes de leitão ou de pernil

O que é?
Pão biju com carne de porco desfiada e um molho que também pode ser picante. Há variações com queijo, o que pode deixar a iguaria ainda melhor.

Onde comer?
Na Casa Guedes, a sandes de pernil tem um molho espetacular, pode vir com queijo da Serra da Estrela, e cai muito bem com o vinho verde da casa. No Leitão do Zé, o menu vem com batata chips e uma bebida (que pode ser espumante).

Quanto custa?
De 4 a 6 euros.

 

Pastéis de nata

O que é?
O doce português mais famoso do mundo, com casquinha crocante por fora e recheio molinho por dentro. Por cima, canela e açúcar de confeiteiro polvilhados. Se estiver quente, melhor ainda. Se acompanhar com um cafezinho, ninguém segura!

Onde comer?
Essa vai em ordem de preferência: Manteigaria, Fábrica de Nata e Padaria Ribeiro.

Quanto custa?
De 0.70 a 1.20 euros.