Museumsinsel: Uma ilha de museus em Berlim

Quer lugar mais encantador para uma amante de museus do que uma ilha cheia deles? A Museumsinsel é uma região entre os  rios Spree e Kupfergraben, que reúne cinco museus: Pergamonmuseum, Altes Museum, Alte Nationalgalerie, Bodemuseum e Neues Museum. Mas vamos por partes!

Esse complexo é a prova de que Berlim foi destruidora mesmo e recolheu arte de tudo quanto é canto do mundo. Sabe o Altar de Pérgamo? Aqueeele altar dedicado a Zeus construído lá na Turquia no século II a.C.? Está em Berlim. E o Portão do Mercado de Mileto, sabe? Também está. Ah! Tem também a Porta de Ishtar, que ficava na Babilônia e adivinha aonde ela foi parar?

Preciosidades do Egito Antigo tipo Nefertiti, exemplares da arte grega, romana e etrusca, pinturas do classicismo, romantismo e impressionismo, obras de arte bizantina. Tudo isso está espalhado pelos museus da Museumsinsel.

Pela lista de assuntos já deu para perceber que a coleção é grande. Apesar dos edifícios ficarem bem próximos uns dos outros, dificilmente você vai conseguir visitá-los em um ou dois dias. Melhor que sejam visitados com calma, de acordo com o seu interesse.

Eu me interessei por todos =X e, nas duas vezes que estive em Berlim, optei pelo passe de três dias, que dá direito a visitar não só essas cinco belezuras, mas também um monte de outros museus.