Visita ao Palácio do Planalto

Para terminar nosso roteiro de turistões cívicos, fechamos o dia visitando o Palácio do Planalto. Sede do poder executivo, o palácio é onde o Presidente (ou Presidenta) da República trabalha e recebe chefes de Estado e autoridades.

O projeto também é assinado por Oscar Niemeyer e foi inaugurado junto com Brasília, na década de 60, com direito a um festão! A famosa fachada é muito parecida com a do vizinho Supremo Tribunal Federal e é uma variação do Palácio da Alvorada, que serve de residência do(a) Presidente(a) em exercício.

Na visita guiada, que é realizada todo domingo gratuitamente e dura em torno de 40 minutos, é possível conhecer os principais espaços do palácio e dar aquela espiadinha no Gabinete Presidencial. O tour começa pelo Salão Térreo, onde está a Galeria dos Presidentes da República, e segue para o segundo andar, no Salão Nobre. Esse é o maior espaço do palácio e é pra onde a famosa rampa do Palácio do Planalto dá acesso. Do lado de dentro, através do vidro, dá pra ficar chocado com os soldados do Batalhão da Guarda Presidencial, que ficam tão paradinhos que parecem de chumbo. Dali também dá pra ter uma visão privilegiada do parlatório.

Dali, seguimos para o Salão Oeste, decorado com um enorme painel de Burle Marx, o Salão Leste e a Sala de Reunião Suprema. Através da sinuosa rampa interna, chegamos ao Mezanino, que é uma enorme sala de espera, com confortáveis poltronas modernistas e obras de arte para entreter os olhos de quem passa por ali.

A caminho do Gabinete Presidencial, no 3º andar, os visitantes passam pela Galeria de Arte e, finalmente, chegam à sala onde o(a) Presidente(a) trabalha. O mobiliário é das décadas de 40 e 60 e o espaço é decorado com telas de Djanira da Motta e Silva, além de contar com dois anexos: a Sala de Reunião e de Audiências.

 

O Palácio conta ainda com um 4º andar, que não faz parte da visita guiada, mas é apresentado aos visitantes através de um guia impresso muito útil, dado logo na entrada. O espaço foi criado durante a reforma feita no Palácio do Planalto, em 2010, e serve também como sala de espera, tentando oferecer aos visitantes uma maior interação com a Praça dos Três Poderes.

Pra quem gosta de spoiler ou ficou muito curioso para conhecer o espaço, o Palácio disponibilizou um vídeo no YouTube que dá um ótimo resumo dessa visita:

 

Serviço

Palácio do Planalto

Quando: Visita aos domingos, das 9h30 às 14h
São 200 senhas distribuídas por ordem de chegada e os grupos de 20 pessoas entram a cada 30 minutos. O tour dura, aproximadamente, 40 minutos.
Preço: Grátis
Mais informações no site oficial.