Brasília express: um roteiro de três dias na Capital

Ahh a capital! Toda dividida, setorizada, friamente calculada. Dentro do plano piloto, asa sul, asa norte, muito concreto, muito plano. Confesso que nunca tinha pensado em visitar Brasília antes de uma das minhas melhores amigas passar em um concurso público e se mandar para lá de mala e cuia. Foi assim que eu aproveitar uma promoção dessas e desembarquei no Distrito Federal para um fim de semana prolongado, graças a uma folga no trabalho.

Eu e Livio tínhamos dois dias e meio para fazer o basicão e ainda tivemos que contar com um dia de Copa do Mundo, com um jogo sendo realizado no Mané Garrincha. Por isso, nossa viagem foi tão planejada quanto Brasília.

Quase tudo que a cidade tem para o oferecer é próximo e as distâncias são feitas a pé com facilidade. O que pode dificultar (e muito) a vida é o calor e o tempo seco na cidade. Para quem sai da umidade do Rio de Janeiro, respirar em Brasília pode se tornar uma missão um pouco complicada durante o inverno. Garrafinha d’água em uma mão, Maresis na outra e vamos à luta.

O eixo monumental concentra quase todas as atrações turísticas da cidade. Lá em cima está o Memorial JK e o Memorial dos Povos Indígenas. Mais abaixo, a Torre de TV e aquele letreiro Amsterdam wannabe “Eu S2 Brasília”. E aí você vai descendo e vai encontrando as ~atrações~: Biblioteca Nacional, Museu Nacional, Catedral Metropolitana, atééé chegar à Praça dos Três Poderes.

Foi lá que eu descobri o tal do Turismo Cívico e resolvi visitar o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal, na Praça dos Três Poderes. De quebra, dei aquela passadinha no Palácio do Itamaraty também.

Os horários de visitação podem variar bastante, especialmente em feriados. Por isso, dei uma ralada para montar um cronograma de visitação, conferindo todos os horários de funcionamento através dos sites (ou por telefone, quando não levava fé).

Esse é um roteiro feito em 3 dias, mas que pode ser facilmente adaptado para um final de semana na cidade. Ficou assim:

Dia 1 – Uma manhã no Eixo Monumental
Dia 2 – Parqueando em Brasília: Parque da Cidade e Pontão Lago Sul
Dia 3 – Turismo Cívico e Praça dos Três Poderes