Lençóis Maranhenses: Lagoa Bonita

A Lagoa Bonita é uma das atrações do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses que está mais próxima de Barreirinhas e, por isso, o passeio leva apenas metade de um dia. Nesse primeiro dia de viagem, a intenção era curtir o hotel e um bom banho de rio pela manhã, e aí escolhemos ir à Lagoa Bonita na parte da tarde, aproveitando para assistir ao pôr do sol.

Banho no Rio Preguiças

O jipe da agência passou recolhendo a galera, cruzamos o Rio Preguiças em uma balsa e seguimos sacolejando em uma trilha de areia por 17 km até chegar à morraria, nome carinhoso dado pelos antigos moradores de Barreirinhas ao início das dunas.

A trilha começa com emoção, numa subida íngreme na areia de uns 30 metros de extensão. Como as dunas mudam de lugar, essa “ladeira” já foi mais suave, mas vem ficando cada vez mais alta por causa do vento. Não farei a modesta: foi dureza subir! Mas chegando lá em cima… Ah! Chegando lá em cima tudo se resolve.

A caminhada depois dessa prova de resistência é bem tranquila e assim fomos até a Lagoa do Maçarico, a única que dava pra “banhar” nessa época do ano. As lagoas do Descanso, do Clone e a própria Lagoa Bonita, que dá nome ao circuito, já estavam bem secas.

Depois do mergulho, voltamos à duna do início do passeio para ver o sol se pondo lá ao fundo. Digno de aplausos.

🙃

Uma publicação compartilhada por MochiLou (@mochilou) em

 


Circuito Lagoa Bonita

Formado por: Lagoa do Descanso, Lagoa do Clone, Lagoa Bonita e Lagoa do Maçarico
Passeio feito de manhã e à tarde pelas agências de turismo
Duração: 5 horas
Preço: R$ 80 por pessoa (em agosto de 2016)
Agência: São Paulo Ecoturismo