Praça dos Três Poderes

A Praça dos Três Poderes reúne muitas das atrações turísticas de Brasília. O espaço forma um enorme triângulo, que tem seus vértices ocupados pelas sedes do Legislativo (Congresso Nacional), Executivo (Palácio do Planalto) e Judiciário (Supremo Tribunal Federal), e ainda monumentos e museus.

Pra incluir no roteiro:

Os Guerreiros

A escultura de Bruno Giorgi também é conhecida como Os Candangos e se tornou um dos símbolos da cidade. Instalada em 1959, a obra é feita em bronze, tem oito metros de altura e homenageia os trabalhadores que se mudaram para o centro-oeste do Brasil na missão de construir a capital federal.

Pombal

Pombos são aves mundialmente detestadas, mas a esposa de Jânio Quadros, presidente que sucedeu Juscelino Kubitschek, gostava dos bichinhos. Dona Eloá era a primeira dama da época e, para dar mais vida à Praça dos Três Poderes, encomendou um pombal. A obra de 20 metros de altura projetada por Oscar Niemeyer parece um gigante pregador de roupa e serve de motel para os pombos da cidade. A proliferação deles se tornou um problema para Brasília, mas o monumento é tombado pelo Poder Público e, por isso, não pode sofrer modificações.

Panteão da Pátria

Em 1986, a Praça dos Três Poderes ganhou um monumento fúnebre para homenagear os chamados heróis nacionais, ou seja, pessoas que se destacaram em prol da pátria. Tiradentes, Zumbi dos Palmares e Leonel Brizola são alguns dos nomes que aparecem no “Livro de Aço”, exposto no terceiro andar do Panteão da Pátria. O projeto foi idealizado por Niemeyer, simbolizando uma pomba, e seu interior abriga também uma exposição dedicada a Tancredo Neves, o Mural da Liberdade, de Athos Bulcão, o Painel da Inconfidência Mineira, de João Câmara, e um vitral de Marianne Peretti.

Pira da Pátria

Quando Brasília completou 27 anos, a Praça dos Três Poderes ganhou a Pira da Pátria, um monumento projetado por Niemeyer que abriga, no topo de seus 12 metros de altura, uma chama que nunca se apaga.

Mastro da Bandeira

Não pense você que vai dar de cara com um simples mastro porque a Praça dos Três Poderes não está aqui para brincadeira! São 100 metros de mastro, formado por 24 hastes (representando cada Estado), pra segurar permanentemente a bandeira brasileira. Não paramos por aí! Com seus  286 m², ela é considerada a maior do mundo pelo Guiness Book . Todo 1º domingo do mês, a bandeira é trocada com direito a uma cerimônia solene.

Marco Brasília

A escultura curva de Oscar Niemeyer, foi inaugurada em 1988 em frente ao Museu da Cidade para comemorar o reconhecimento de Brasília como como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Museu da Cidade

O Museu que nasceu junto com a cidade de Brasília foi projetado por Niemeyer e marca a transferência da capital do Rio de Janeiro para lá. A exposição permanente traz inscrições históricas, relacionadas a construção da cidade, e a fachada ostenta uma escultura da cabeça de Juscelino Kubitscheck.

Espaço Lúcio Costa

O espaço criado em homenagem ao urbanista do Plano Piloto, inaugurado em 1992. A sala subterrânea abriga uma imensa Maquete de Brasília, além de uma maquete tátil para os deficientes visuais, cópias dos croquis do projeto e fotos históricas da época da construção da cidade.