Lençóis Maranhenses: Lagoa Azul

O Circuito Lagoa Azul é a atração do Parque dos Lençóis Maranhenses que está mais próxima de Barreirinhas e, por isso, ele é o trajeto mais popular entre os turistas. O passeio até lá dura entre 4 e 5 horas e pode ser feito de manhã ou à tarde. Nós fomos conhecer o famosão logo cedo, porque o grand finale da viagem estava por vir.

Continue a nadar

A essa altura, já estávamos mais do que acostumados com a rotina para chegar ao tão desejado banho: o carro da agência de turismo passa no hotel, atravessa o rio Preguiças na balsa, percorre uns quilômetros de trilha sacolejante, para na morraria e começa aquela caminhada básica de sobe e desce nas dunas para, enfim, chegar à água!

Tietas

No circuito da Lagoa Azul, são 12 Km de restinga no jipe e mais 2 Km de dunas, passando pelas lagoas da Preguiça, da Esmeralda, a Azul e a Lagoa do Peixe, que é a única perene do rolê, fornecendo um tchibum o ano todo.

Apesar de ter encontrado com algumas lagoas secas no meio do caminho, tinha água quentinha e transparente na altura da cintura para a alegria da galera. Banho garantido para voltar feliz pro Rio de Janeiro.

O grande bônus desse circuito ficou por conta do guia, Russo Feitosa, da São Paulo Ecoturismo, que contou histórias e ainda dirigiu fotos da nossa despedida do paraíso. (E isso não é post pago, meus amores).


Circuito Lagoa Azul

Formado por: Lagoas da Preguiça, da Esmeralda, Azul e do Peixe
Passeio feito de manhã e à tarde pelas agências de turismo
Duração: 4 horas e meia
Preço: R$ 70 por pessoa (em agosto de 2016)
Agência: São Paulo Ecoturismo