Lençóis Maranhenses: Vassouras, Mandacaru e Caburé

Se você pensou que todos os passeios em Lençóis Maranhenses começa com sei lá quanto quilômetros chacoalhando em uma jardineira, a ida à Caburé está aqui para te surpreender! Você vai sim entrar em uma jardineira, mas vai ser só para fazer o trajeto da pousada até o embarque na lancha voadeira.

Sim, estamos falando de um rolê fluvial, daqueles com ventinho na cara e algumas horas dentro d’água. O cais em questão ficava dentro da agência – São Paulo Ecoturismo, no nosso caso – e o embarque foi feito antes das nove da manhã. Com todos devidamente equipados com coletes, partimos descendo pelo Rio Preguiças em direção à primeira parada do roteiro, o povoado de Vassouras.

Ao longo dos 40 minutos de trajeto, pudemos mudar nossa perspectiva, vendo a Barreirinhas de dentro do Preguiças, e passamos por igarapés, manguezais, observando a vegetação nativa mais de perto. É provável que o guia chame a atenção para os buritis, que são espécies de palmeiras típicas da região. E deles que sai não só a fruta, mas também a palha usada em boa parte do artesanato local.

Vassouras

Localizado na região dos Pequenos Lençóis, Vassouras é a primeira parada do dia e o desembarque na Tenda dos Macacos já anuncia quem manda no pedaço. Se você tem medo dos primatas, evite segurar qualquer coisa que eles achem que podem comer.

Eu, que sou a louca dos bichos, quase não consegui ver outra coisa, senão os macacos-prego que habitam a região. A atenção deles é facilmente comprada por uma banana – que também é facilmente comprada no quiosque a 1 real, a unidade – e a interação pode ser até mais íntima.

Oi, amiguinho 😍 #lencoismaranhenses #tendadosmacacos #maranhao

Uma publicação compartilhada por MochiLou (@mochilou) em

Pra quem não curte muito os animaizinhos, rola um artesanato, petiscos e água de coco gelada. Como a parada dura só 40 minutos, não dá pra ir muito longe nos Pequenos Lençóis, mas é possível uma exploração express, para tirar umas fotos. Em agosto de 2016, a água das lagoas já tinham evaporado e restou apenas as dunas.

Mandacaru

A segunda parada dura mais 40 minutos e é feita em Mandacaru, uma vila de pescadores que tem como principal atração o Farol das Preguiças. Logo no desembarque, uma barraca fisgou nossos corações com algo que buscávamos desde a nossa chegada ao Maranhão: cajurinhas!

Trocamos uma fila no sol para subir 160 degraus e chegar ao topo dos 35 metros de altura do farol por deliciosos drinks? Sim! Dispensamos a vista para curtir um pouquinho do vilarejo, olhando o artesanato, comprando cocadas e batendo papo com pessoas que vivem ali? Com certeza! Mas tudo isso porque nossa vista dos Lençóis estava garantida no sobrevoo que já estava reservado e aí a escolha foi feita sem dor no coração.

Fotos mostram que o visual 360° da região é mesmo maravilhosa, mas estávamos em outra onda. Foi uma boa escolha.

Caburé

O destino final é a Praia de Caburé, onde o Rio Preguiças, que nasce lá no interior do Estado do Maranhão, encontra o mar. A parada dessa vez é mais longa – aproximadamente 3 horas – o que te dá tempo para curtir com mais calma.

Logo no desembarque, alguns vendedores promovem uma recepção calorosa, em que tentam atrair turistas com seus cardápios. Demos de cara com a Cabana do Peixe e por ali ficamos. O rapaz que nos abordou era bom de papo e ainda nos apresentou pro Junior, responsável pelo aluguel de quadriciclos do restaurante.

Depois de encomendar o rango, partimos em direção à foz do Rio Preguiças, onde as águas doces se encontram com o mar. Alugamos os possantes por 30 minutos, choramos mais 10 de cortesia, e o tempo foi cravado pra ir, parar pra um mergulho rápido e voltar.

Eu nunca tinha andado (e muito menos dirigido) um quadriciclo me diverti horrores, mas é bom estar atento às instruções, porque o bicho pega velocidade e, na areia, pode não ser tão estável quanto parece.


Caburé

Paradas em Vassouras, Mandacaru e Caburé
Passeio feito de manhã pelas agências de turismo
Duração: 7 horas e meia
Preço: R$ 80 por pessoa (em agosto de 2016)
Agência: São Paulo Ecoturismo
Aluguel do quadriciclo: R$100/hora