Voo de monomotor sobre os Lençois Maranhenses

Segura, Berenice, porque esse é um post de emoções! Deixamos nosso último dia em Barreirinhas para fazer o sobrevoo de monomotor e ver os Lençóis Maranhenses de cima e ver com os próprios olhinhos aquele visual arrasador que só a busca de imagens no Google nos oferece.

Combinamos esse rolê aéreo com o Circuito Lagoa Azul e fechamos tudo com a Voe Ava por e-mail, ainda do Rio. No dia e horário marcados, um carro da agência foi nos buscar no hotel e seguiu para o aeroporto de Barreirinhas – que nada mais é do que uma única pista de pouso e decolagem. Nosso pequeno “Minuano” nos esperava de portas abertas e nosso piloto, Jeff Freitas, foi dando as primeiras instruções.

O negócio não é nada amador, a agência tem qualificação pro serviço, o piloto tem experiência, mas eu nunca tinha entrado num troço tão pequeno pra levantar voo. Confesso que foi difícil não lembrar daqueles noticiários trágicos envolvendo acidentes de jatinho quando me acomodei no avião que  mais lembrava o interior de um Monza 88.

Meu riso era claramente de nervoso, mas meu suor era também de calor, porque o ar condicionado não estava funcionando. O aviãozinho começou a andar quando reparamos que a porta estava meio aberta e avisamos ao piloto em tom de desespero. Tranquilo e calmo, ele respondeu: “Fica assim mesmo antes da decolagem. É pra ir ventilando”.

“Querido, mas eu estou hiperventilando”, pensei. Antes de levantar voo,  piloto veio com a fatídica pergunta: Com ou sem emoção? O problema é que quem estava de co-piloto era o Thiago, que prontamente disse que queria um passeio bem emocionante.

Levantamos voo, o homem fez uma pequena peripécia no ar – que quase enfartou metade dos tripulantes – e seguimos para a parte tranquila desses míseros 30 minutos sobrevoando os Lençóis. Fizemos a rota litorânea, que passa por Vassouras, pelo Farol de Mandacaru e pela península de Caburé, além de Atins, a foz do rio Preguiças e sobrevoa os Grandes Lençóis, com passagem pelas lagoas Azul, Esmeralda e Preguiças.

Brincadeiras à parte, eu recomendo com força esse passeio. Foi incrível fechar nossa viagem vendo as lagoas onde mergulhamos e os lugares que visitamos de cima. Aos que tem medo de avião, podem pensar três vezes porque entrar em um monomotor pode ser considerado teste pra cardíaco. Aos aventureiros, considerem o alto investimento!

De cima consegue ser ainda mais impressionante #lencoismaranhenses #maranhao

Uma publicação compartilhada por MochiLou (@mochilou) em

De volta à terra firme, brindamos com garrafinhas de coca-cola para espantar o enjoo e comemorar o sucesso da viagem.

Sobrevoo nos Lençóis Maranhenses
Duração: 30 minutos
Preço: R$ 260,00 por pessoa (em agosto de 2016, com desconto)
Agência: Voe Ava